sábado, 28 de agosto de 2010

Roberto - O maior fracasso de Jorge Jesus?

Dois meses depois - e mais de 8 milhões de euros investidos - a verdade vem ao de cima: o Roberto não mostrou ainda que tem lugar no onze do Benfica. Pelo contrário, as suas exibições tem sido - e para pôr de forma mais ou menos sensível - um desastre autêntico.

Mas isto só é surpresa para quem não acompanhou a pré-época. Eu vi alguns dos golos que o jovem espanhol sofreu e desde logo confirmaram-se os meus receios.

A minha desconfiança começou quando me falaram nele e me disseram que ele era o titular no Atlético até se lesionar. Depois das sua lesão ele foi emprestado a outro clube onde - reza a história - ele fez uma "grande época". Supostamente foram as suas "grandes defesas" que impediram o seu clube de descer de divisão.

Eu fiquei suspeito com esta história pelo seguinte motivo:

  • Se ele é assim tão bom, porque é que ele não voltou ao seu lugar quando recuperou?

O facto do outro guarda redes - o que o substituiu - estar a fazer uma boa época não serve de desculpa. Quando um jogador é bom, o lugar é seu. Se o Cardozo - de quem não sou especial fã mas reconheço algum faro de golo - se lesionar e o Kardec fizer uma excelente campanha de jogos durante 5 ou 6 jornadas, isso não vai impedir o paraguaio de voltar ao seu lugar mal esteja bom.

As explicações de que "o outro estava em forma" nunca me convenceram, mas dei o benefício da dúvida uma vez que já me enganei muitas vezes no que toca à previsões (Airton, por exemplo). Pois bem, o tempo (infelizmente) veio confirmar os meus receios: o Roberto (ainda) não tem estaleca para o glorioso. Não digo que seja um mau guarda-redes de todo; digo sim que, actualmente, ele não está pronto para representar o actual campeão português.

O que é irritante neste processo é que o Benfica fez 3 erros duma assentada:

  • Deixou sair o Quim
  • Não foi buscar o Eduardo ao Braga
  • Foi buscar o Roberto.

O Benfica não tinha um "problema" na baliza. O Quim tinha as suas pancadas e as suas paragens, mas era um guarda redes cuja importância ia para além do seu valor desportivo. Isso sentiu-se logo no primeiro e no segundo jogo do Benfica. Apesar do Benfica ter perdido os seus melhores jogadores, a sua intranquilidade não pode ser explicada só por isso mas sim com o facto de que os jogadores não terem confiança em quem estava lá atrás.

Quem nunca jogou à bola provavelmente não se identifica com isso, mas quem está lá dentro sabe o que é não ter fé nas capacidades de quem guarda as suas redes.

O Quim não era o melhor guarda redes em Portugal mas era o suficiente para deixá-lo mais uma ou duas épocas na Luz.

Este "problema" que o Benfica tem na baliza é uma situação auto-criada. Num ano onde se previa que haveria de haver mudanças sérias devido à saída de jogadores importantes, não se entende que o Benfica entre numa roleta russa numa área tão fulcral como a baliza.

Soluções?

Bem, uma coisa boa dos frangos do Roberto é que isto aconteceu logo no início e não numa altura crucial do campeonato. Aí, sim, seria mais grave. O Benfica ainda tem (algum) tempo para tentar encontrar um guarda redes para o resto da época. Fala-se do guarda redes do Roma e doutro qualquer, mas pode ser tudo especulação.

Entretanto, fica aqui a minha sugestão para a baliza do Benfica:


2 comentários:

  1. E não é que o Roberto acabou mesmo por cometer um erro crucial no jogo da Luz frente aos corruptos? Ironia do destino...

    ResponderEliminar
  2. Pois é. Eu dei benefício da dúvida mas os erros eram demasiados...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...